Genealogia: origem da família portuguesa LEAL NUNES em Santa Catarina

      Atualmente, nos municípios arredores de Tijucas (SC), há pessoas que carregam na assinatura tanto o sobrenome Nunes quanto Leal. Não necessariamente trata-se da mesma família desta matéria, mas, em alguns ramos a origem pode ser a mesma.  

Em 1964, Aprígio Leal escreveu em Lages (SC) um livro intitulado: O CASAL Serafim Leal de Souza Nunes - Maria José Nunes e a sua descendência. (Clique aqui para visualizar). O livro trata-se de uma densa pesquisa genealógica. Remete ao médico Dr. Modesto Leal Nunes que em 1761 entrou para corte do rei D. José I de Portugal e por ele assim foi nomeado, além de ter o rei como padrinho de seu casamento. É esta a origem de parte dos nomeados "Leal Nunes" que em Tijucas se estabeleceram posteriormente, no século XIX.
Além disso, o autor do livro traça toda relação de trinetos de Serafim Leal Nunes, já nascido no Brasil e bisneto do médico da corte portuguesa, Dr. Modesto Leal Nunes.

Há aspectos interessantes na genealogia da Família Leal, exemplo disso, é a nomeação da localidade de "Ponta do Leal" (Estreito, Florianópolis), pois ali residiu João Leal Nunes, filho de Modesto. 
João Leal Nunes, português e assim como seu pai, também estudou medicina em Coimbra. Porém, segundo o autor do livro, não era de seu gosto esta profissão. João e seu irmão engenheiro José, migraram para o Brasil. Seu irmão se estabeleceu no Rio de Janeiro e João em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, e posteriormente em Tijucas.

João Leal Nunes vem a ser pai de José Leal Nunes que vem a ser pai de Serafim Leal de Souza Nunes. Este último foi vereador nos municípios de Tijucas e Nova Trento, além de Secretário da Fazenda e Obras Públicas do Estado de Santa Catarina (1897).

Mais informações podem ser obtidas no livro de Aprígio Leal, disponível no link a cima.

***EDIÇÃO 18/03/2019: Posterior a esta postagem, foram realizadas pesquisas desse ramo genealógico e confirmou-se que há falhas na árvore genealógica que Aprígio Leal escreveu. Mais informações para a família Leal Nunes pode ser conferida no site de genealogia Family Search.
Árvore genealógica de Serafim Leal de Souza Nunes. Desenvolvida no site MyHeritage, 2017. Por Carolina Bayer


A Aprígio Leal, nossa gratidão pelo trabalho.

Comentários